O vereador Mauro Araújo destacou a importância do evento. “As discussões são fundamentais e irão colaborar muito para que sejam encontradas as soluções para este grave problema. A segurança pública é hoje uma grande preocupação de toda a população. Por isso, é muito importante debater sobre este assunto”, pontuou.
O diretor regional de Mogi das Cruzes do Sincor-SP, Fábio Mattos ressaltou que o Alto Tietê registra uma média de 17 furtos ou roubos de veículos por dia. “Da Região, Mogi é a cidade com maior número de furtos. Somente nos nove primeiros meses deste ano, foram 657 ocorrências, além de 323 casos de roubos”, apontou.
Segundo o tenente-coronel Nemar Luiz da Costa Limeira, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano de Mogi das Cruzes, a polícia tem atuado de forma intensa com objetivo de reduzir esse tipo de crime. “Diariamente, analisamos as estatísticas sobre roubos e furtos de veículos e, com base nesses números, identificamos as áreas prioritárias para o patrulhamento. Além disso, também temos feito constantemente operações nas saídas da Cidade. Isso tem garantido bons resultados, já que recuperamos aproximadamente 40% dos veículos roubados”, afirmou.
Já o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha reforçou que a polícia se preocupa diariamente com os casos de roubo e furto de veículos. “As Polícias Civil e Militar trabalham intensamente para reduzir essas ocorrências. Porém, existem alguns fatores que também contribuem com o aumento neste índice. Um deles é a impunidade. Seria, portanto, interessante se o sindicato se unisse para cobrar dos legisladores federais a mudança na lei penal. Afinal, hoje, aqueles que praticam roubo ou furto de veículos têm direito à fiança e muitas vezes acabam sendo liberados no mesmo dia”, apontou.
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, destacou que a Prefeitura também tem trabalhado para contribuir com a redução das ocorrências. “Já está em licitação o projeto Radar. Ele permite a instalação de um equipamento nos radares fixos da Cidade, que passam a gravar todos os veículos que trafegam por esses locais. Assim, é feita automaticamente uma consulta no banco de dados que identifica os carros que são roubados e transmite, imediatamente, para a polícia”, concluiu.