quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Mauro Araújo quer explicações do Semae sobre investimentos

Devido à falta de verba para que os inúmeros problemas de saneamento básico que Mogi das Cruzes sejam resolvidos, o vereador Mauro Araújo (PMDB) solicitou que o diretor do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, compareça à Câmara Municipal para explicar o que a autarquia fará para sanar o baixo índice de tratamento de esgoto realizado na cidade. O requerimento solicitando a presença do diretor foi aprovado durante a sessão de hoje, dia 9, e será agendada em breve.

Atualmente, o município ocupa a 58ª colocação no ranking de saneamento básico entre as 100 maiores cidades brasileiras, ficando atrás de Suzano e Itaquauqecetuba. O baixo índice de esgoto tratado e a perda da água durante a distribuição são fatores de entrave que impediram o crescimento nos indicadores municipais.

“Mogi das Cruzes cresce quase 6% ao ano e a tendência é que esses problemas se agravem. Não podemos ficar esperando que a verba do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) seja repassada e vermos nossos córregos cada vez mais poluídos e a dificuldade em encontrar uma resposta só aumentar”, afirmou Mauro Araújo.

Uma das alternativas levantadas pelo parlamentar seria a utilização de uma Política Pública Privada (PPP). “A Câmara aprovou este tipo de serviço no 1º semestre e até agora nenhum projeto deste tipo foi apresentado”, disse o parlamentar.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a coleta de esgoto de Mogi é de quase 82%, mas apenas 16,19% são tratados. “Enquanto isso não se resolve, o esgoto é jogado bruto nos rios e córregos de Mogi. Temos que ter algum plano alternativo ao de ficar apenas aguardando verba federal”, completou Mauro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário