segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Porque Mogi e o Alto Tietê precisam de educação em tempo integral?

Um dos principais pontos do novo Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado em junho deste ano pela Presidência da República, é a meta de oferecer, até 2024, educação em tempo integral em metade das escolas do país. Isso significa que, daqui a 10 anos, 25% dos estudantes terão de ficar ao menos sete horas por dia na escola. Porque precisamos tanto ampliar a educação em tempo integral?

A importância da educação em tempo integral vai muito além de aumentar o tempo de permanência na sala de aula. É uma grande oportunidade para garantir a inclusão dos alunos em um contexto maior de educação, que acrescenta atividades extracurriculares e culturais para oferecer uma formação mais ampla e inclusiva.

A construção de estruturas físicas adequadas para essa finalidade, como quadras poliesportivas, laboratórios, bibliotecas e outros espaços, é uma condição necessária para o sucesso desse modelo de educação. A escola em tempo integral não funciona se o ambiente frequentado pelos alunos e professores não oferecer formas de manter o interesse e continuar o aprendizado para além dos livros e cadernos.

Também é necessária a valorização dos profissionais que atuam nas escolas, que precisam construir um vínculo com o ambiente e os alunos. É preciso estimular o planejamento coletivo e a avaliação contínua do trabalho educativo para garantir que os professores tenham todas as condições de desempenhar seu papel da melhor maneira possível. Os docentes precisam estar preparados para mostrar como as diferentes áreas do conhecimento e da atividade pedagógica se relacionam.

Educação em tempo integral pode afastar jovens das drogas

Além de melhorar a qualidade do aprendizado, o sistema de educação em tempo integral pode ajudar a manter os jovens longe dos ambientes onde ele estaria exposto ao consumo de drogas e álcool, ajudando a preservar a nossa juventude. Com uma educação melhor e mais condições de lazer dentro da escola, a evasão escolar também diminui.

Mogi das Cruzes e a região do Alto Tietê precisam estar na vanguarda desse movimento pela adoção da educação em tempo integral. Precisamos garantir na Assembleia Legislativa os recursos necessários para que a educação em tempo integral seja implementada com sucesso na nossa região. Educação mais ampla e de melhor qualidade é a chave para o futuro dos nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário