quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O restabelecimento da radioterapia em Mogi é uma conquista de todos

O câncer é uma doença terrível que, sem tratamento adequado, inevitavelmente leva o doente a falecer. Por isso, é essencial que as pessoas que são diagnosticadas com alguma forma de câncer tenham acesso ao melhor tratamento possível para se curar, seja ele radioterapia, quimioterapia ou qualquer outro.

Em 2012, o governo estadual descredenciou o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, que realizava o tratamento de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a promessa de que o serviço passaria a ser oferecido no Hospital Regional Luzia de Pinho Melo em seis meses.

Nada foi feito para que essa promessa se concretizasse, o que deixou a rede pública de Mogi sem esse serviço tão essencial para o tratamento do câncer por dois anos.

Pacientes do município que estavam em tratamento passaram a ter que se deslocar até São Paulo para ser atendidos, algo completamente desumano e desgastante para alguém que já está com a saúde debilitada. Muitos eram obrigados a ficar 12 horas em São Paulo porque dependiam do translado oferecido pela Prefeitura.

Radioterapia voltou graças ao empenho dos vereadores


Frente ao descaso do governo estadual com a população de Mogi, passei a denunciar na Câmara Municipal a falta desse serviço e levei esse assunto à atenção da imprensa mogiana.

Os vários atrasos e promessas não cumpridas pelo governo estadual fizeram que, no início deste ano, eu apresentasse aos colegas de Câmara a proposta de convocar o Ministério Público e entrar com uma ação judicial contra o governo estadual para exigir uma medida imediata para o restabelecimento do tratamento de radioterapia.

Os nossos esforços na Câmara de Mogi deram resultado e, em abril deste ano, o serviço de radioterapia foi reativado no Hospital Dr. Flavio Isaias Rodrigues, graças a um novo convênio firmado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Quando os homens e mulheres eleitos para representar a população cumprem com sua obrigação e honram o juramento, boas coisas acontecem. É gratificante ter conseguido garantir esse direito para as pessoas que confiaram em mim, elegendo-me veador por três vezes, sempre com votações mais expressivas. Como deputado estadual, pretendo ser a voz do Alto Tietê na Assembleia Legislativa de São Paulo e ajudar a trazer mais obras e recursos para os municípios da nossa região.

Mauro Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário