quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mauro Araújo cria projeto para combater obesidade infantil

Obesidade infantil é problema de saúde pública e é necessária a intervenção imediata do Poder Público para que os alarmantes dados que temos atualmente não piorem ao longo dos próximos anos. Segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 3 crianças de 5 a 9 anos sofrem com sobrepeso, 60% dos adultos têm a doença e 2,8 milhões de pessoas morrem por ano por conta de problemas decorrentes do excesso de peso.

Para ter uma ideia da gravidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a doença como uma das mais graves do século XXI, principalmente em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Especialistas apontam que caso não sejam implementadas políticas públicas para combater esse problema, podemos chegar em 2020 com cerca de 60 milhões de crianças obesas.

Pensando nisso, elaborei um projeto de lei que já está tramitando na Câmara de Mogi das Cruzes. Se aprovada, as crianças da rede municipal poderão ter a chance de ter um acompanhamento individual com nutricionistas e pediatras para diagnosticar e realizar um trabalho preventivo contra a doença.

Precisamos criar essa consciência nas crianças da importância da alimentação e também da prática esportiva. Temos que agir desde os primeiros anos da vida escolar para que esse modo de vida dê sequência na fase adulta.

Caso a obesidade infantil não seja combatida preventivamente, ela pode se agravar na fase adulta, provocando, inclusive, mortes prematuras. Este problema vem se agravando de maneira alarmante nos últimos anos e, por isso, exige medidas imediatas para combatê-lo. Essa doença pode ser relacionada a fatores hereditários, mas também aos maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Entre as consequências mais danosas para as crianças que sofrem deste mal está o surgimento de diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides.


Nenhum comentário:

Postar um comentário