quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Problema da água mostra que São Paulo está descuidando do Meio Ambiente

A defesa do Meio Ambiente é um dos grandes temas do nosso tempo. Após anos de debates a respeito do impacto da atividade humana sobre o clima, existe hoje um consenso mundial a respeito da necessidade de políticas públicas que façam a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social andarem lado a lado.

Nenhuma pessoa que exerce um cargo público pode se ausentar do compromisso de buscar soluções para as áreas onde a atividade econômica e o Meio Ambiente estão em conflito.

O Brasil é um dos países com maior riqueza natural e isso nos coloca em uma posição privilegiada para sermos referência nessa área. Porém, o que vemos é o estado de São Paulo andando na direção oposta, com nossos recursos hídricos ameaçados, a biodiversidade sendo reduzida e poucas iniciativas concretas para corrigir isso.

Precisamos de políticas públicas que retomem a pauta da sustentabilidade na Assembleia Legislativa. Não se trata de atacar os erros do passado, mas construir uma plataforma para garantir o nosso futuro e o dos nossos filhos. É necessária uma nova atitude em relação ao tema, dando maior apoio às iniciativas que aliam preservação e desenvolvimento.

Cuidar do Meio Ambiente começa pelo exemplo

Na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, adotamos diversas medidas para promover a sustentabilidade e dar exemplo na preservação do Meio Ambiente. O projeto Câmara Verde teve o papel de introduzir no Legislativo municipal ações como a separação do lixo reciclável, a reutilização da água das chuvas e a instalação de um poço artesiano.

A região do Alto Tietê abriga uma natureza exuberante que gostaríamos de poder mostrar para os nossos netos, seus filhos, e assim por diante. Como diz o ditado popular, “quem ama, cuida”. Então, precisamos tomar esse compromisso com a natureza, por amor a Mogi e ao Alto Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário