quinta-feira, 12 de junho de 2014

Hoje é dia de cuidar do coração e não apenas para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, mas principalmente para o diagnóstico precoce da cardiopatia congênita crítica. Afinal, de um a dois de cada mil recém-nascidos vivos apresentam algum tipo de cardiopatia, um fechamento ou restrição do canal arterial.

O problema é que sem o diagnóstico e tratamento adequado, esses bebês recebem alta hospitalar, podendo evoluir para choque, parada cardíaca e até óbito precoce. Para evitar esse quadro, um projeto de lei do vereador Mauro Araújo (PMDB), aprovado no dia 27 de dezembro de 2011, torna obrigatória a realização do Teste do Coraçãozinho por parte dos hospitais particulares de Mogi das Cruzes. Desde então, toda criança que nasce em Mogi deve realizar o exame de oximetria de pulso na maternidade após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar.

"É importante que todas as mães saibam da existência desta lei e que exijam dos hospitais a realização deste exame, que é extremamente importante. No Brasil, 1% das crianças nascem com problemas cardíacos por ano e o Teste do Coraçãozinho detecta se há alguma falha congênita na formação do coração do recém-nascido", afirma o vereador, que é o responsável pela criação da lei municipal.

É no dia 12 de junho que é comemorado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Por isso, o vereador Mauro Araújo fará orientação e distribuição de cartilhas na próxima segunda-feira (16/06/2014), das 9 horas às 11 horas, visitando a UBS de Santa Tereza, UBS Jardim Camila, Pró-Mulher e Santa Casa (Mãe Mogiana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário