quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mauro Araújo cobra novo modelo de gestão para o Semae

Um modelo de gestão mais arrojado e a utilização de Parceria Público-Privada (PPP) por parte do Sistema Municipal de Água e Esgoto (SEMAE). Foram essas duas as cobranças realizadas pelo vereador Mauro Araújo (PMDB) ao diretor do Semae, Marcus Melo, que esteve hoje, 23, na Câmara de Mogi das Cruzes para responder aos parlamentares sobre quais os investimentos futuros na cidade.

“Sozinho o Semae não tem condições e capacidade para investir e resolver todos os problemas de Mogi. Esse sistema atual de autarquia é inviável, e os avanços conquistados ainda são poucos, pois a cidade cresce de forma acelerada e sempre ficamos costurando os problemas e não resolvemos os problemas maiores”, disse o vereador Mauro Araújo.

Atualmente, o Semae gasta R$ 40 milhões por ano para pagar a Sabesp pelos serviços de tratamento de esgoto e abastecimento de água de algumas regiões de Mogi das Cruzes. “Os bairros da Divisa e os condomínios da parte alta da cidade são abastecidos pela Sabesp. Perdemos de arrecadar em todo esse local e se um dia quisermos recuperar esse prejuízo teremos que pagar à Sabesp. Isso é um erro”, afirmou o vereador.

Com 53% do esgoto tratado, a cidade de Mogi das Cruzes evoluiu nesta área, já quem em 2000 apenas 5% do esgoto era tratado no município. “Avançamos nesse setor, mas essa evolução é pouca perto do que precisamos e do grande crescimento populacional que Mogi registra”, disse Mauro.

Esperando por verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), a crítica do vereador é pela espera deste recurso sem que haja um Plano B. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) estará amanhã, 24, em Brasília para tentar R$ 250 milhões para o Semae. “Espero que toda essa verba venha para a cidade,  mas acredito que se conseguir 30% é muito. Temos que adotar uma gestão política e utilizar o PPP. Mesmo se todo esse montante chegar não resolveremos todas os problemas”, completou Mauro Araújo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário