quinta-feira, 31 de outubro de 2013

14% dos professores da rede municipal faltam às aulas

A média de faltas dos professores da rede municipal de Mogi das Cruzes é de 14%. O alto índice de absenteísmo dos docentes foi divulgado ontem pela secretária de Educação, Rosemary Roggero, durante a audiência pública de prestação de contas da pasta, realizada na Câmara. 

“Há um excesso de falta de professores e isso prejudica muito todo o sistema de ensino. Estamos desenvolvendo ações preventivas, mas isso é um problema nacional, conforme disse o próprio ministro da Educação, Aloísio Mercadante (PT)”, afirmou a secretária. De acordo com a secretária, há concurso aberto para preencher algumas vagas e outros ainda serão abertos.

Para o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Mauro Araújo (PMDB), este dado apresentado é muito grave. “O índice de falta é preocupante porque atrapalha todo o projeto pedagógico formulado pelo professor e pela direção da escola. Não é um problema exclusivo de nossa cidade, mas isso não tira a responsabilidade do Poder Público em encontrar soluções”, disse o parlamentar. Segundo Mauro Araújo, “o problema, que deveria ser uma exceção, está fazendo parte da rotina e é um dos desafios que o gestor tem de enfrentar para evitar atrasos na aprendizagem”.

Um estudo realizado em 2007 pelo Ibope e pela Fundação Victor Civita com 500 professores da rede pública de diversas capitais mostrou que 40% deles afirmam sofrer com doenças. Diversas outras razões pessoais, segundo o levantamento, como questões familiares, falta de tempo para resolver problemas cotidianos e o desencantamento com a profissão, são usadas como justificativa.

Aulas extras
Outro tema abordado na audiência pública foi a falta de profissionais durante as atividades extracurriculares. “Recebi algumas reclamações de mães dizendo que não há profissionais suficientes para dar as aulas extras e os alunos ficam sem ter o que fazer”. Para a secretária, a questão é desconhecida da pasta, mas disse que irá verificar. “Vou pedir um levantamento com as diretoras para saber se há algum problema”.

Obras
Até o início do ano letivo de 2014, 13 escolas passarão por reformas ou ampliação e todos s alunos receberão, antes do início das aulas, o kit escolar. A secretaria de Educação também informou que seis creches estão em construção e das 11 que foram licitadas no início deste ano, apenas a da Chácara Guanabara está sendo construída. O Cempre de Jundiapeba começa a funcionar no início do próximo ano.

Um comentário:

  1. Abonadas, é um bom recurso já usado há tempos pela Rede estadual, é possível que o professor faça sua programação já que pode contar com esse recurso e não ter que faltar ou tirar uma licença médica de repente quando chega ao seu limite!

    ResponderExcluir